CartaExpressa
‘Indignação’: CUT critica demissão de Rita Serrano e nomeação de aliado de Lira na Caixa
A presidência da instituição foi entregue ao economista Carlos Antônio Vieira Fernandes


A Central Única dos Trabalhadores expressou “preocupação” e “indignação” com a demissão da presidenta da Caixa, Rita Serrano, e a nomeação de Carlos Antônio Vieira Fernandes, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Em nota, a entidade reforça se tratar da terceira exoneração de mulheres no primeiro escalão do governo Lula (PT). Antes de Serrano, duas ministras foram demitidas: Daniela Carneiro, do Turismo, e Ana Moser, do Esporte.
“A indignação também tem forte relação com mais uma concessão do governo vitorioso nas urnas em 2022 a membros vinculados à candidatura derrotada nas urnas”, sustenta a CUT. “O Centrão, liderado por Arthur Lira, bloqueia as votações relevantes e de interesse do governo democrático e popular. Desta forma, força o governo a ceder cargos relevantes na administração.”
A central sindical afirmou ainda que ampliará sua vigilância sobre o governo, acompanhará de perto a nova gestão da Caixa e repudiará qualquer iniciativa em prol de uma privatização.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é Carlos Vieira, aliado de Lira confirmado na presidência da Caixa
Por Caio César
Senador pede investigação ao MPF sobre exposição da Caixa com Lira no lixo
Por Wendal Carmo
Os próximos passos do governo após o Senado rejeitar indicação de Lula para a DPU
Por André Lucena
Senado aprova indicações de Lula para o STJ; conheça os novos ministros
Por CartaCapital
Moraes integra relatório da CPMI do 8 de Janeiro a inquéritos no STF
Por CartaCapital