Cultura

A força uruguaia

No 19ª Festival Porto Alegre em Cena, nove espetáculos do país vizinho chegam à capital gaúcha

A força uruguaia
A força uruguaia
Confronto. Angústia e obsessão em Vuelo a Capistrano
Apoie Siga-nos no

Por Daniel Schenker

19ª Festival Porto Alegre em Cena


Porto Alegre


Até 24 de setembro

E inegável a soberania de Mãe Coragem e seus Filhos, espetáculo de Claus Peymann para o texto de Bertolt Brecht, na programação do Porto Alegre em Cena. Ainda assim, o teatro uruguaio desponta com nove montagens, sob a condução de Luciano Alabarse. El Rey se Muere, de Eugene Ionesco, centrado na figura do rei Berenguer, que se recusa a morrer, chega pelos encenadores do divertido Los Padres Terribles, de Jean Cocteau. Niño Enterrado, de Sam Shepard, aborda uma família disfuncional. Snorkel, de Federico Guerra, reúne seres imersos no submundo. Variaciones Meyerhold, de Eduardo Pavlovsky, traz à tona o encenador russo que se opôs a Stanislavski. Mi Querida é uma apropriação de Griselda Gambarro de obra de Anton Tchekhov. E Vuelo a Capistrano, de Carlos Gorostiza, confronta um homem obcecado com a vida dos pássaros, sua mulher e a ex-esposa, com quem teve a única filha.

Por Daniel Schenker

19ª Festival Porto Alegre em Cena


Porto Alegre


Até 24 de setembro

E inegável a soberania de Mãe Coragem e seus Filhos, espetáculo de Claus Peymann para o texto de Bertolt Brecht, na programação do Porto Alegre em Cena. Ainda assim, o teatro uruguaio desponta com nove montagens, sob a condução de Luciano Alabarse. El Rey se Muere, de Eugene Ionesco, centrado na figura do rei Berenguer, que se recusa a morrer, chega pelos encenadores do divertido Los Padres Terribles, de Jean Cocteau. Niño Enterrado, de Sam Shepard, aborda uma família disfuncional. Snorkel, de Federico Guerra, reúne seres imersos no submundo. Variaciones Meyerhold, de Eduardo Pavlovsky, traz à tona o encenador russo que se opôs a Stanislavski. Mi Querida é uma apropriação de Griselda Gambarro de obra de Anton Tchekhov. E Vuelo a Capistrano, de Carlos Gorostiza, confronta um homem obcecado com a vida dos pássaros, sua mulher e a ex-esposa, com quem teve a única filha.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo