Mundo
‘Palestina livre’: veja imagens de manifestação em Londres pelo fim dos ataques a Gaza
Cerca de 100 mil pessoas se reuniram na capital britânica neste sábado 21, segundo a polícia


Cerca de 100 mil pessoas participaram de uma manifestação neste sábado 21 em Londres para pedir o fim da guerra em Gaza e expressar apoio aos palestinos, duas semanas após o início da guerra entre Israel e o Hamas.
Milhares de manifestantes, com cartazes e bandeiras, caminharam pelo bairro de Marble Arch, no centro da capital britânica, aos gritos de “Palestina Livre”.
A polícia de Londres informou que 100 mil manifestantes estavam reunidos às 14h, 11h Brasília. Quase mil agentes das forças de segurança foram mobilizados.
“Viemos dar nosso apoio, não podemos ficar calados, acompanhar as notícias e não fazer nada”, declarou à agência AFP Mariam Abdul-Ghani, estudante de 18 anos cuja família é natural dos Territórios Palestinos.
Ao menos 4.385 palestinos morreram na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando começou a nova etapa da guerra entre o Hamas, que governa o enclave, e Israel. Os dados foram atualizados neste sábado pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo movimento.
O balanço também registra 13.561 pessoas feridas na Faixa de Gaza, bombardeada de forma incessante por Israel desde o ataque sem precedentes executado pelo Hamas, há duas semanas.
Veja imagens da manifestação pró-Palestina em Londres:
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
Foto: Henry Nicholls/AFP
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Hamas divulga vídeo da libertação de reféns americanas em Gaza; assista
Por CartaCapital
Árabes israelenses enfrentam represálias por expressar solidariedade com Gaza
Por AFP
Evo pede que Bolívia rompa relações com Israel e denuncie Netanyahu ao TPI
Por CartaCapital