Economia

Tarcísio veta isenção de IPVA para carros elétricos em São Paulo

Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se manifestou contra o veto de Tarcísio

Tarcísio veta isenção de IPVA para carros elétricos em São Paulo
Tarcísio veta isenção de IPVA para carros elétricos em São Paulo
Agora, nova proposta do governo de SP será analisada pelos deputados estaduais. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou nesta sexta-feira 20 um projeto de lei que previa a isenção do do IPVA para veículos elétricos.

A proposta do governador é para que sejam isentos do imposto os veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e motor a combustão que utilizem, alternativamente ou apenas, etanol.

Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil e a isenção valerá para 2024 e 2025. O Projeto de Lei nº 1510/2023 foi publicado na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado (DOE).

A proposta que será analisada pelos deputados estaduais estende o benefício para duas novas modalidades. Caso aprovada, a lei irá garantir, a partir de 2024 e até 2028, isenção de IPVA para proprietários de ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano.

Segundo o governo paulista, além de incentivar a utilização de veículos com fonte alternativa de energia, a norma tem o intuito de estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável no estado de São Paulo.​

Reação do mercado

Em nota, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se manifestou contra o veto de Tarcísio. Segundo a organização, este foi um “sinal decepcionante” para as empresas que estão investindo no transporte sustentável no Brasil.

“Não nos parece sábio essas autoridades darem um sinal de desconfiança à tendência mais relevante do setor automotivo mundial, e esperamos que essas posições sejam reconsideradas”, afirmou.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo