Mundo
Sexto voo de resgate de brasileiros em Israel chega ao Brasil; próxima aeronave trará 15 estrangeiros
O resgate de 15 pessoas de nacionalidades vizinhas foi negociada pela diplomacia brasileira; outros 150 brasileiros embarcarão no mesmo avião


O sexto voo da FAB trazendo brasileiros resgatados da zona de conflito entre Hamas e Israel chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira 19.
Ao todo, 219 passageiros desembarcaram no Rio de Janeiro. Com isso, chegou a 1.135 brasileiros de Israel pelo governo federal desde a escalada do conflito na região.
A operação de repatriação é a maior já montada e pretende ainda realizar um sétimo voo. Nesta fase, serão cerca de 150 brasileiros que ainda não deixaram Israel e mais 15 estrangeiros da América do Sul. O resgate de nascidos nos países vizinhos foi negociado pela diplomacia brasileira.
“A prioridade sempre foi para os brasileiros. Como a lista de brasileiros foi reduzida, nesse próximo voo vamos conseguir trazer 15 estrangeiros de países vizinhos”, explicou Mauro Vieira em um entrevista nesta quarta-feira.
Devem compor a lista pessoais nascidas no Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores. A data ainda não foi confirmada.
Brasileiros em Gaza
Em outra frente da operação, o governo segue acompanhando a situação dos brasileiros em Gaza. Um grupo de mais de 20 pessoas já está na fronteira com o Egito e aguarda apenas a liberação para cruzar de país e embarcar em um voo de volta para o Brasil. O cerco imposto por Israel, no entanto, causa dificuldades para se abrir a fronteira.
“A representação brasileira em Ramala providenciou a retirada de brasileiros das regiões mais tensas, articulou com autoridades de Israel e dos palestinos o transporte do grupo com segurança, hospedou 26 pessoas em casas e apartamentos próximos à fronteira, garantiu suporte psicológico, alimentação e medicamentos”, esclarece o governo em nota.
“Agora, o Governo Federal segue articulando com todos os lados do conflito a abertura da passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, para repatriar os brasileiros. O avião VC-2, da Presidência da República, está no Cairo, no Egito, esperando para ser acionado”, completa o comunicado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brasil é convidado para reunião no Egito sobre crise em Gaza
Por Agência Brasil
Egito anuncia corredor de auxílio ‘sustentável’ para a Faixa de Gaza via Rafah
Por CartaCapital
Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar mensagem que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’
Por CartaCapital
Brasil analisa se vale insistir em nova resolução na ONU; chanceler teme que conflito se espalhe
Por RFI