CartaExpressa
Egito anuncia corredor de auxílio ‘sustentável’ para a Faixa de Gaza via Rafah
Mais cedo, Israel informou que ‘não impediria’ o envio de alimentos, água e medicamentos do Egito para o enclave palestino


O Egito anunciou nesta quinta-feira 19 (noite de quarta no Brasil) um corredor de ajuda humanitária “sustentável” para a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, onde centenas de caminhões carregados com suprimentos aguardam para entrar no território palestino bombardeado por Israel.
“O presidente egípcio, Abdel Fatah al Sissi, e o presidente americano, Joe Biden, fecharam um acordo para fornecer ajuda à Faixa de Gaza através do terminal de Rafah de forma sustentável”, disse, por meio de nota, o porta-voz da Presidência egípcia, Ahmed Fahmy, sem informar datas.
Mais cedo, Israel informou que autorizaria o envio de alimentos, água e medicamentos do Egito para Gaza, alvo de um cerco total dos israelenses em resposta ao ataque executado em 7 de outubro pelo Hamas.
“Diante do pedido do presidente Biden, Israel não impedirá o envio de ajuda humanitária pelo Egito”, indicou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A autorização, acrescentou, valerá “na medida em que o abastecimento não chegue ao Hamas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ricupero: Apesar do veto na ONU, Brasil se engrandece – e os EUA é que devem se envergonhar
Por Leonardo Miazzo
Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar mensagem que chama apoiadores de Israel de ‘idiotas’
Por CartaCapital
Hamas diz coordenar com o Hezbollah as próximas ações no conflito contra Israel
Por CartaCapital