Mundo

Vaticano tenta mediar conflito entre Israel e Hamas; Papa pede cessar-fogo

Proposta de mediação partiu do cardeal italiano Pietro Parolin, número dois da Santa Sé

Vaticano tenta mediar conflito entre Israel e Hamas; Papa pede cessar-fogo
Vaticano tenta mediar conflito entre Israel e Hamas; Papa pede cessar-fogo
Foto: Alberto PIZZOLI / AFP
Apoie Siga-nos no

O Vaticano fez, nos últimos quatro dias, um reforço ao movimento para se colocar como um possível mediador do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. A proposta de participação na negociação para se chegar ao fim da guerra partiu do cardeal italiano Pietro Parolin, número dois da Santa Sé, que se reuniu com os embaixadores israelense e palestino.

O Papa Francisco, por sua vez, segue com os apelos públicos pelo cessar-fogo. Nesta quarta, tornou a dizer que pede pelo fim da violência no enclave palestino e instou líderes mundiais a ‘fazerem todo o possível’ para evitar uma ‘catástrofe humanitária’ na Faixa de Gaza.

O Pontífice disse estar bastante preocupado com “possível ampliação do conflito” após o aumento da tensão entre Israel e os demais países vizinhos, em especial Líbano, Síria e Irã.

“A possível ampliação do conflito é inquietante quando há tantas frentes de guerra abertas no mundo. Silenciem as armas, escutem o grito de paz dos pobres, das pessoas, das crianças”, afirmou o pontífice em sua audiência geral semanal no Vaticano.

Nas declarações, Francisco não menciona diretamente a explosão de terça-feira em um hospital de Gaza, que provocou pelo menos 500 mortes e uma troca de acusações entre Israel e as milícias palestinas. Ele seguiu, no entanto, cobrando ‘o fim do ódio’.

“A guerra não resolve nenhum problema, apenas semeia a morte e a destruição. Aumenta o ódio, multiplica a vingança. A guerra apaga o futuro”, acrescentou o jesuíta argentino diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

“Exorto os fiéis a tomar apenas um lado neste conflito: o da paz”, acrescentou.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo