CartaExpressa
Lula parabeniza Noboa por eleição no Equador e fala em aprofundar relações com o empresário
Noboa venceu o segundo turno no Equador em uma disputa marcada pela violência e pressão do narcotráfico; ele disputava a vaga com Luisa González, pupila de Rafael Correa


O presidente Lula parabenizou, nesta segunda-feira 16, Daniel Noboa pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Pela rede social X, o antigo Twitter, Lula destacou a “disposição em seguir trabalhando pelo bem-estar” dos dois países e prometeu aprofundar relações com o jovem empresário, que venceu apoiado pela direita no país.
Meus parabéns para @DanielNoboaOk pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações…
— Lula (@LulaOficial) October 16, 2023
Daniel Noboa Azin, de 35 anos, venceu as eleições no equador neste domingo 15 contra a advogada Luisa Gonzáles, apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa. Com 52,3% contra 47,7% no segundo turno, o candidato da coalização Ação Democrática Nacional será o próximo presidente do Equador.
Noboa assume o Equador em dezembro em um cenário atípico após o ex-presidente, Guillermo Lasso dissolver a Assembleia Nacional e ter convocado eleições antecipadas em meio ao seu processo de impeachment por corrupção.
Com a recente crise política no país, Daniel Noboa terá ainda menos tempo para se provar frente ao cargo com um mandato que durará apenas até maio de 2025.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.