Greve de estudantes: O que levou os alunos a paralisarem as atividades na USP
Sebastião Moura e Camila da Silva entrevistam o aluno e youtuber Thiago Torres, o ‘Chavoso da USP’; e Letícia Chagas, co-deputada estadual pelo PSOL-SP
Desde o dia 19 de setembro, os alunos da USP estão em greve em diversos campi do estado. Uma das principais reivindicações dos estudantes é a contratação imediata de novos docentes – a falta de professores já ameaça a existência de diversos cursos. Os alunos também exigem o reajuste das políticas de permanência para alunos de baixa renda.
Na última terça-feira 10, CartaCapital recebeu dois importantes nomes da comunidade de alunos da USP: Thiago Torres, o ‘Chavoso da USP’, estudante de Ciências Sociais, educador e youtuber; e Letícia Chagas, advogada, primeira presidente negra do Centro Acadêmico de Direito da universidade e atualmente co-deputada-estadual pelo mandato coletivo do PSOL-SP. Em entrevista aos repórteres Camila da Silva e Sebastião Moura, Thiago e Letícia falaram sobre os motivos da greve, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e professores, a pressão da reitoria pelo fim da mobilização e também os desafios enfrentados por alunos de diferentes realidades sociais no dia a dia da universidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.