Mundo

Morre Louise Glück, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura

Glück ficou conhecida ao publicar, em 1992 “The Wild Iris”, que lhe rendeu um prêmio Pulitzer

Morre Louise Glück, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura
Morre Louise Glück, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura
Nascida em Nova York, ele é considerada um dos maiores nomes da poesia nos Estados Unidos. Foto: Robin Marchant/AFP
Apoie Siga-nos no

A poetisa norte-americana Louise Glück, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura em 2020, morreu nesta sexta-feira 13 aos 80 anos. Glück morreu de câncer em sua casa em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Nascida em Nova York e considerada um dos maiores nomes da poesia nos Estados Unidos, Glück foi reconhecida pela academia sueca por “sua inconfundível voz poética que, com beleza austera, universaliza a existência individual”.

Ela foi a 16ª mulher a ganhar o prêmio literário. Glück ficou conhecida ao publicar, em 1992 “The Wild Iris”, que lhe rendeu um prêmio Pulitzer, muito antes da consagração mundial com o Nobel, quase três décadas depois.

“Os poemas não perduram como objetos, mas como presenças. Quando você lê algo que merece ser lembrado, libera uma voz humana: devolve ao mundo um espírito companheiro. Leio poemas para ouvir essa voz. Escrevo para falar àqueles a quem escutei”, escreveu Glück no ensaio “Proofs and Theories”, que lhe valeu o prêmio PEN/Martha Albrand.

Adepta da simplicidade, citava como suas primeiras influências na juventude poetas conhecidos pela clareza de expressão, como William Butler Yeats (Prêmio Nobel em 1923) e T.S. Eliot (Prêmio Nobel em 1948).

“O não dito, para mim, exerce grande poder”, escreveu ela em “Proofs and Theories”.

O trabalho de Glück se baseou em temas como a beleza simples da natureza e a experiência de mundo de uma criança, e na evocação de histórias da mitologia.

Ela cresceu em Long Island, Nova York, e é descendente por parte de pai de judeus húngaros que migraram para os Estados Unidos no começo do século XX.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo