Mundo

Israel bombardeia sul do Líbano após explosão de muro na fronteira

Cresce a preocupação com a escalada da violência na região

Um tanque de Israel posicionado na fronteira com o Líbano. Foto: JALAA MAREY / AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército israelense bombardeou, na tarde desta sexta-feira (13), os arredores de várias cidades fronteiriças no sul do Líbano, informaram duas fontes de segurança libanesas, após uma explosão na cerca fronteiriça entre os dois países.

Uma das fontes de segurança libanesas afirmou que o bombardeio aconteceu após uma “tentativa de infiltração” em Israel. O Exército israelense disse que reagiu a uma explosão que causou “danos leves” a esse muro fronteiriço.

O Exército “está atualmente respondendo com fogo de artilharia contra o território libanês”, afirmaram as forças de segurança israelenses em comunicado.

Os bombardeios de Israel tiveram como alvo as cidades de Dhayra e Alma al Shaab, segundo correspondentes da AFP na região.

No Líbano é que estão concentrados os membros do Hezbollah, uma poderosa formação xiita que também tem se postado contra Israel desde sábado. Troca de disparos já haviam sido registradas na região nos últimos dias, em especial após a morte de três membros do grupo.

Os episódios das últimas horas reforçaram a preocupação de que um novo flanco se inaugure no conflito, inicialmente restrito a palestinos e israelenses. O Hezbollah tem um potencial militar consideravelmente superior ao do Hamas.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo