Economia
Dilma aprova empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco do BRICS ao Brasil
Empréstimo havia sido solicitado no primeiro semestre pelo presidente Lula e foi contemplado na manhã desta quinta-feira 12


A presidenta do banco do BRICS, Dilma Rousseff, assinou nesta quinta-feira o empréstimo de U$ 1 bilhão ao Brasil. O contrato foi firmado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Marrakesh, no Marrocos.
O empréstimo havia sido solicitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro semestre deste ano. Os recursos emprestados terão prazo de pagamento de 30 anos, com juros de 1,64% ao ano.
Além do empréstimo ao Brasil, o Novo Banco de Desenvolvimento também deverá conceder 435 milhões de reais para a cidade de Aracaju, em Sergipe. A previsão é de que, com o valor, a prefeitura da cidade anuncie as primeiras licitações para obras de prevenção de enchentes e melhorias na mobilidade urbana.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.