CartaExpressa
Israel x Hamas: Lula diz que Brasil fará ‘todo o possível’ por paz na região
O governo planeja mais cinco voos de repatriação de brasileiros até domingo


O presidente Lula (PT) confirmou na tarde desta terça-feira 11 que o primeiro voo da Força Aérea Brasileira decolou de Tel Aviv com 211 passageiros, em uma ação para resgatar brasileiros em meio ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.
“Estão previstos mais cinco voos até domingo. O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região”, publicou o perfil oficial do presidente no X.
Segundo a FAB, a aeronave, uma KC-30 com capacidade para 230 passageiros, voará direto para Brasília, onde deve pousar às 4h da quarta-feira 11.
Até a manhã de segunda, cerca de 2,2 mil brasileiros já haviam contatado a embaixada em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria é formada por turistas.
Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil moram na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a área do conflito.
Desde o último sábado 7, quando o Hamas deflagrou um ataque terrestre, aéreo e marítimo contra Israel, mais de 1,8 mil pessoas morreram dos dois lados, conforme os levantamentos mais atualizados. Entre as vítimas estão dois brasileiros mortos em ataques do Hamas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No 4º dia, Israel prepara ‘ofensiva total’ sobre Gaza e mortes passam de 2 mil
Por CartaCapital
Família confirma morte de brasileira após ataque do Hamas em Israel
Por André Lucena
EUA afirma que apoio a Israel não prejudicará a ajuda à Ucrânia
Por AFP