CartaExpressa

Ministério da Saúde repudia episódio envolvendo dançarina e afasta diretor

A ministra Nísia Trindade anunciou a criação de uma curadoria a fim de evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos eventos da pasta

Ministério da Saúde repudia episódio envolvendo dançarina e afasta diretor
Ministério da Saúde repudia episódio envolvendo dançarina e afasta diretor
Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde anunciou, no sábado 7, o afastamento do Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde que, segundo a pasta, assumiu integralmente a responsabilidade pela apresentação de uma bailarina que dançou a música Batcu em um evento na quarta-feira 5.

Ainda de acordo com a pasta estão sendo encaminhados os trâmites para exoneração do diretor, a pedido.

Em um posicionamento em vídeo, a ministra Nísia Trindade considerou o ocorrido ‘inadmissível’ e anunciou a criação de uma curadoria a fim de evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos eventos da pasta.

“Ontem tomei conhecimento de um fato inadmissível, que causou grande comoção em nossa sociedade, ligado a uma manifestação que fez parte do 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil. O Ministério da Saúde, em nota, lamentou o episódio, que repudio veementemente. Criamos imediatamente uma curadoria para evitar que circunstâncias semelhantes ocorram nos próximos eventos da nossa pasta”, anunciou a ministra.

“Hoje, diante da gravidade do fato, foi afastado o Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo que aconteceu. Reitero aqui o compromisso do Ministério da Saúde com todo o programa apresentado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Alckmin, no qual é destaque o fortalecimento do SUS com visão inclusiva, com respeito à diversidade e com a valorização e o reforço da democracia”, completou Nísia, que ainda se desculpou pelo episódio.

“Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da Pasta da Saúde e do Governo liderado pelo presidente Lula”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo