Diversidade
Mulher trans vence o concurso Miss Portugal pela 1ª vez
Marina Machete, uma comissária de bordo de 28 anos, foi coroada em Borba. Ela competirá pelo título de Miss Universo
Uma mulher transgênero venceu pela primeira vez o concurso Miss Portugal e competirá em El Salvador com outra trans, a Miss Holanda, pelo título de Miss Universo, informou a imprensa portuguesa nesta sexta-feira 6.
Marina Machete, uma comissária de bordo de 28 anos, foi coroada em Borba, na quinta 5.
“Orgulhosa de ser a primeira mulher trans a concorrer ao título de Miss Universo Portugal”, publicou nas redes sociais, antes de vencer o concurso. “Durante anos não pude participar, e hoje tenho orgulho de fazer parte desse grupo incrível de finalistas.”
Em julho, Rikkie Kollé, de 22 anos, tornou-se a primeira mulher trans coroada Miss Holanda. Ela e Marina sucederão a espanhola Angela Ponce, primeira candidata transgênero ao título de Miss Universo, em 2018.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



