Diversidade

Drag queen filipina é presa por se vestir de Jesus Cristo e rezar o pai-nosso durante apresentação

A denúncia contra Pura Luka foi feita por um grupo de líderes católicos que categorizou a performance como uma “doutrina imoral e obscena”

Performance de Pura Luka vestida de Jesus Cristo. Foto: Reprodução/Twitter/Guiame
Apoie Siga-nos no

A drag queen Filipina Pura Luka Vega foi presa nesta quarta-feira 4 por ter se vestido de Jesus Cristo e rezar um pai-nosso durante uma performance em julho.

Pura Luka, cujo o nome real é Amadeus Fernando, de 33 anos, foi detida em sua casa, na cidade de Santa Cruz, em Manila, após supostamente não ter comparecido a um depoimento durante as investigações primarias de uma denúncia feita por um grupo de líderes cristãos.

Em suas redes sociais, Pura Luka afirma nunca ter recebido uma intimação formal pela investigação que ocorria. A drag declarou que na data estava na cidade de Quezon, respondendo a uma outra denúncia registrada na cidade. “Não houve nenhuma tentativa de ignorar as denúncias”, destaca.

Pura Luka é acusada pelo grupo religioso de “doutrinas imorais, publicações e exposições obscenas e espetáculos indecentes”. À AFP, a performista declarou que sua prisão representa “o grau de homofobia” no país, que é em grande maioria católico.

Parte da denúncia diz respeito a um vídeo, gravado por Pura Luka e outras drag queens, em que as performistas dançavam e cantavam uma versão remixada de uma música cristã enquanto estavam vestidas de Jesus Cristo. O vídeo original foi removido da rede X, antigo Twitter, sob a alegação de direitos autorais.

Antes de ser detida, Pura Luka defendeu que sua performance como Jesus Cristo era “arte” e que drag queen “não é um crime”. O lema “drag is not a crime” (drag não é um crime), tem ganhado notoriedade no último semestre com tentativas conservadoras de proibir drag queens de participarem de projetos em escolas e que envolvam menores de idade nos Estados Unidos.

Pura Luka poderá ser liberada mediante o pagamento de 72,000 rúpias, o equivalente a aproximadamente 240 reais.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo