CartaExpressa
Lula permanece estável e pode ter alta neste domingo 1°, diz novo boletim médico
Nas primeiras sessões de fisioterapia da cirurgia no quadril, o presidente pode subir e descer escadas acompanhado da equipe médica


O presidente Lula (PT), 77 anos, permanece estável em sua recuperação depois de cirurgia ortopédica, de acordo com o novo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na manhã deste domingo 1°.
Em realização das primeiras sessões de fisioterapia, o petista conseguiu caminhar, subir e descer escadas com o apoio da equipe médica.
Lula segue internado em apartamento no hospital e sob o cuidado da equipe formada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello.
O boletim foi assinado pelos doutores Rafael Gadia, superintendente de Governança Clínica do Sírio-Libanês e Mauro Suzuki, diretor clínico.
Na sexta-feira 29, ele passou por uma cirurgia no quadril direito, onde recebeu uma artroplastia total de quadril e uma prótese híbrida, com parte fixada com cimento ósseo e parte encaixada diretamente no osso.
A cirurgia ortopédica aconteceu sem intercorrências e durou cerca de uma hora e treze minutos, das 12h às 13h13. Ali, o petista também passou por um procedimento de correção das pálpebras para remover o excesso de pele.
A previsão era de que o presidente tivesse alta na segunda 2 ou terça-feira 3, mas diante o progresso da recuperação ele pode ter alta neste domingo e irá passar pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada. O Palácio do Planalto ainda prevê um período de quatro a seis semanas sem viagens do presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que se sabe sobre a recuperação de Lula após a cirurgia no quadril
Por Gabriel Andrade
Governo Lula oficializa criação do ‘Enem dos concursos públicos’
Por Wendal Carmo