CartaExpressa
Deltan Dallagnol se filia ao partido Novo
O ex-deputado teve seu registro de candidatura cassado por decisão unânime do TSE, diante fraude a Lei da Ficha Limpa


O ex-deputado federal e procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, confirmou neste sábado a filiação ao partido Novo.
O anúncio aconteceu no encontro nacional do partido, em São Paulo, onde o ex-deputado discursou para apoiadores. Na ocasião, a esposa, Fernanda Dallagnol, também se filiou à legenda.
Dallagnol teve seu registro de candidatura cassado em maio, após uma decisão unânime dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.
Os magistrados entenderam que o ex-deputado fraudou a Lei da Ficha Limpa quando deixou a carreira de procurador, tendo procedimentos administrativos em aberto contra ele.
No início de junho, a Câmara dos Deputados confirmou a cassação do mandato e posteriormente o TSE votou para rejeitar o recurso de Dallagnol contra a perda de seu mandato.
Ao sair do Podemos, Dallagnol também desistiu de recorrer ao STF para recuperar o cargo.
Diante disso, o ex-deputado entra no Novo contrariando o Estatuto da própria sigla, que veda filiação de ficha suja, conforme adiantado por CartaCapital.
O NOVO tem orgulho em anunciar um reforço importante ao time. @deltanmd comandou a maior operação de combate à corrupção da história, e conseguiu um feito inédito no Brasil: colocar políticos e poderosos atrás das grades.
Para que o país dos nossos sonhos se torne realidade,… pic.twitter.com/nWRkpmOuPj
— NOVO 30 (@partidonovo30) September 30, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Amoêdo critica Novo após possível filiação de Deltan: ‘não é ficha limpa’
Por CartaCapital
Estatuto do Novo, provável destino de Deltan, veda a filiação de ficha suja
Por CartaCapital
Deltan desiste de recorrer ao STF para recuperar mandato na Câmara
Por Wendal Carmo