Cultura

assine e leia

Inspiração vinda do autoexílio

Marcia Tiburi transforma em ficção a experiência de ter deixado o Brasil após ter sido perseguida pela extrema-direita

Filósofa e ativista feminista, Marcia está de volta ao País
Apoie Siga-nos no

Logo no começo de Com os Sapatos Aniquilados, Helena Avança na Neve, o narrador comenta que “a arte, seja a pintura ou a poesia, ajuda a suportar o horror da vida, mas também porque, sendo feita a partir do horror da vida, a arte traz uma sabedoria que não se encontra em jornais ou na publicidade que se torna a cada dia o texto oficial do mundo”.

A autora destas frases, a filósofa e artista visual Marcia Tiburi, de 53 anos, concorda com seu narrador. Embora a filosofia e o ativismo feminista sejam as facetas mais conhecidas de seu trabalho, Marcia tem outros seis romances publicados. Ela diz, como também já disse um dia ­Simone de Beauvoir, que nesses livros encontra uma forma de filosofia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo