Sociedade

Defesa Civil alerta municípios para risco de inundações no Rio Grande do Sul

A previsão é de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e grande quantidade de chuva

Defesa Civil alerta municípios para risco de inundações no Rio Grande do Sul
Defesa Civil alerta municípios para risco de inundações no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
Apoie Siga-nos no

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul distribuiu alerta a 20 municípios para risco de inundações e outros danos devido a grandes volumes de chuva nos próximos dias.

A previsão até a quarta-feira 27 é de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e grande quantidade de chuva, com potencial de causar enchentes.

As chuvas podem chegar a 100 milímetros. Um novo ciclone extratropical deverá se formar na costa do estado no fim desta terça e ao longo da quarta, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia. As rajadas de vento tendem a superar os 70 quilômetros por hora.

As cidades que podem ser afetadas estão na região do Litoral Norte e dos vales do Taquari e do Caí.

Com a notificação, as prefeituras podem adotar medidas preventivas para minimizar os impactos, como informar a população dos riscos e dos locais de segurança.

Fechamento de comportas

A prefeitura de Porto Alegre determinou desde a segunda-feira 25 o fechamento preventivo de comportas do Guaíba para evitar o alagamento da área central da capital gaúcha, caso o nível do lago chegue a três metros.

Das 14 comportas, oito serão fechadas. Nos outros seis portões, que já ficam fechados permanentemente, serão instalados 2 mil sacos de areia para reforço.

“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e dos alertas que temos recebido”, disse o prefeito Sebastião Melo (MDB).

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo