CartaExpressa
Suplicy revela diagnóstico de Parkinson e tratamento com Cannabis medicinal
Parlamentar decidiu tornar o diagnóstico público para lutar pela liberação do uso e distribuição da maconha medicinal pelo SUS


O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) revelou, nesta terça-feira 19, ter sido diagnosticado com Parkinson e iniciado o tratamento com a Cannabis medicinal. A declaração foi dada durante reunião da Comissão de Legislação Participativa na Câmara dos Deputados, que debate a regulamentação da planta para usos medicinais e terapêuticos.
Suplicy convive com o diagnóstico após seu geriatra, Nelson Carvalhaes, ter identificado sinais da doença a partir de um quadro com dores musculares e tremores nas mãos. Desde a constatação, o deputado buscou especialistas e, em fevereiro, iniciou o tratamento com óleo de canabidiol, derivado da cannabis.
“Além da medicação convencional, estou me tratando com a cannabis medicinal desde fevereiro e posso lhes dizer que estou me sentindo muito bem, contínuo muito ativo”, destacou o deputado durante a sessão.
O parlamentar justificou que decidiu tornar o seu diagnóstico público para defender a regulamentação e a distribuição da Cannabis medicinal para o público pelo SUS. Embora o tratamento já esteja disponível no país, pela proibição de plantio da planta os insumos ou o produto precisam ser importados, aumentando assim o custo do tratamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Suplicy reforça apoio a Boulos e ventila Ana Estela Haddad como possível vice na disputa pela prefeitura em SP
Por Caio César e Mariana Serafini
Toffoli nega recurso do MPF e autoriza família a cultivar cannabis para fins medicinais
Por CartaCapital
Anvisa proíbe importação de cannabis e diz não haver base científica para o consumo
Por CartaCapital