Mundo
Greta Thunberg será julgada novamente por suas ações climáticas
Em 24 de julho, a ativista foi condenada a pagar multa por desobedecer a polícia durante um bloqueio de um porto na Suécia


A ativista climática sueca Greta Thunberg será julgada novamente por “resistência à autoridade” por uma ação no fim de julho no porto de Malmö, sul da Suécia, anunciou o Ministério Público da cidade.
A data do julgamento está marcada para 27 de setembro, mas pode ser alterada.
Em 24 de julho, a ativista foi condenada a pagar multa por desobedecer a polícia durante um bloqueio no mesmo porto em 19 de junho.
Na data, Thunberg e outros ativistas bloquearam o acesso ao porto de Malmö para protestar contra o uso de combustíveis fósseis e se negou a obedecer ordens da polícia.
Poucas horas depois do primeiro julgamento, ela realizou uma ação similar.
“A manifestação não estava autorizada e provocou o bloqueio do tráfego. A jovem se negou a obedecer as ordens da polícia de abandonar o local”, afirmou a promotora Isabel Ekberg. “Trata-se, portanto, de um caso de resistência à autoridade”.
A ativista de 20 anos critica os líderes políticos e os governos pela inação na área climática.
Em agosto, ela cancelou sua participação na Feira do Livro de Edimburgo devido aos investimentos de um patrocinador do evento em combustíveis fósseis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ativista sueca Greta Thunberg é condenada à multa por desobedecer a polícia
Por AFP
Lula assina PL do Combustível do Futuro com recado a Lira: ‘Aprove logo para o País sair da pequenez’
Por Getulio Xavier
O papel do Ibama na discussão sobre a extração de petróleo no Amazonas, segundo o presidente do órgão
Por CartaCapital
Mercosul respondeu ao documento da UE de exigências ambientais
Por AFP
Brasil é o segundo país mais letal para ambientalistas, aponta relatório internacional
Por Caio César