CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

‘O bolsonarismo é uma seita, não tem outra explicação’, escreve o leitor Vinicius Menezes Massaranduba Pretel

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Corpo fechado
O bolsonarismo é uma seita,
não tem outra explicação.
Vinicius Menezes Massaranduba Pretel

Eles nunca se incomodaram realmente com corrupção. Só queriam destruir o projeto progressista, que tenta diminuir a desigualdade no País. Tiveram um presidente que representava a mente mais atrasada deles. Isso explica o suficiente.
João Rodriguez

Jair Bolsonaro, por si só, se destrói. É o único presidente que não conseguiu se reeleger e, até agora, o único que se tornou inelegível.
José Ivo Nunes de Lima

Energúmeno demente
Educação nunca foi prioridade para qualquer governo deste país, seja de esquerda, seja de direita. Ela envolve não apenas raciocínio lógico e interpretação de texto, mas também noções de liberdade, solidariedade e desapego a bens materiais.
Ricardo Fernandes de Oliveira

Independência sem povo
O povo trabalhador não tem tempo para isso. Os eventos com o inelegível eram eleitoreiros e financiados. A direita sempre precisou de volume para dizer que o povo estava do seu lado.
Júnior Lara

A raiz está, certamente, no baixo nível da educação geral e na ética da imensa maioria da população. Condição que parece estar devidamente planejada para se perpetuar. Temos de quebrar essa amarra.
Manoel Albuquerque

Faca no pescoço
Abrir mão de ministérios para o Centrão é ruim, sem dúvida. Triste até. No entanto, de que outro modo seria possível assegurar apoio no Congresso? Acredito que o povo também tem sua parcela de responsabilidade, pois, apesar de ter eleito Lula, também escolheu esse pessoal ávido por cargos no governo.
Gislan Souza Ribeiro

Não tenho a solução que permita a permanência da ministra Ana Moser. Ela é perfeita para o cargo e demonstrou isso. Sua substituição é desastrosa! O motivo de sua substituição, deprimente.
Mirian Cintra

Olha a banana!
Eduardo Leite não é um caso isolado. Sarney, Collor e Dilma, por exemplo, prometeram coisas na campanha e fizeram outras. Infelizmente, não temos recall para presidentes, governadores e parlamentares.
Edvaldo Fernandes da Silveira

Deveriam iniciar uma investigação nacional, pois há um lobby privatista com o mesmo modus operandi atuando em várias unidades da federação. Contratam até as mesmas empresas de consultoria e auditoria para amarrar os projetos.
José Cristian

A batalha do lixo
É inconcebível um país que mal tem acordos setoriais na indústria importar resíduos sólidos de outros lugares. Isso quando a tal “importação” não é mera fachada para outras nações se livrarem do lixo deles por aqui.
Eduardo V. Torres

Mal e porcamente processamos os resíduos que produzimos, e alguém tem o disparate de importar lixo!
Adamo Soares

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s