CartaExpressa

Ipec: Aprovação ao governo Lula cresce e alcança 40% de bom ou ótimo

Segundo o levantamento, 32% veem a gestão como regular e 25% dizem ser ruim ou péssima

Ipec: Aprovação ao governo Lula cresce e alcança 40% de bom ou ótimo
Ipec: Aprovação ao governo Lula cresce e alcança 40% de bom ou ótimo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria, o Ipec, mostrou que 40% dos brasileiros classificam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como bom ou ótimo, contra 32% que veem a gestão como regular e 25% que dizem ser ruim ou péssima.

Segundo o levantamento, 3% disseram não saber ou não responderam. Os números foram divulgados pelo portal G1, nesta quarta-feira 6. A pesquisa, com margem de erro de dois pontos percentuais, foi realizada entre 1º e 5 de setembro.

Na sondagem anterior, de junho, 37% diziam que o governo Lula é bom ou ótimo e 28% afirmavam ser ruim ou péssimo. O melhor índice para bom e ótimo foi atingido na pesquisa de março (41%).

Em setembro de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) registrava 31% de bom ou ótimo, 32% de regular e 34% de ruim ou péssimo, segundo uma pesquisa do Ibope que havia sido encomendada pela Confederação Nacional da Indústria.

O Ipec, criado por ex-executivos do antigo Ibope, também registrou que 56% dos entrevistados dizem aprovar a maneira de Lula governar, contra 39% que desaprovam, sendo que 6% não sabem ou não responderam. Na última pesquisa, 53% aprovavam a maneira de Lula governar.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo