CartaExpressa
Reservatório rompe e deixa casas e ruas destruídas em Florianópolis
Rompimento aconteceu no bairro Monte Cristo; duas pessoas tiveram ferimentos leves


Um reservatório de água rompeu nesta quarta-feira 6 no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, Santa Catarina. O acidente, que inundou casas e arrastou carros na região, deixou duas pessoas levemente feridas.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do município, Araújo Gomes, o reservatório pertence à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A empresa informou que o rompimento começou às 2h na rua Luís Carlos Prestes.
A companhia, porém, ainda não informou o motivo do rompimento, mas a Polícia Civil afirmou que vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente. Até o momento, não há risco de desabastecimento de água na região. O reservatório que rompeu funcionava há dois anos.
Moradores relataram que o rompimento derrubou postes de energia elétrica, prejudicando, na manhã de hoje, o comércio na região. Há, ainda, registros de ruas destruídas.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que as causas serão investigadas:
“Determinei que todos esforços fossem direcionados na apuração precisa das causas e no atendimento à população afetada”, disse o governador, em postagem no Twitter.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.