CartaExpressa
Defesa pede mais espaço para militares acompanharem o desfile do 7 de Setembro
O slogan da cerimônia oficial do Dia da Independência será ‘democracia, soberania e união’
O Ministério da Defesa pediu ao Palácio do Planalto mais espaço para militares que assistirão ao desfile oficial do 7 de Setembro, em Brasília. O objetivo é ampliar de 200 para 300 as vagas destinadas ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica.
Os militares também desejam obter mais convites para as arquibancadas, cuja segurança é responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional e das forças do governo do Distrito Federal.
O governo Lula definiu que o slogan da cerimônia oficial do Dia da Independência será “democracia, soberania e união”, com quatro eixos temáticos previstos:
- “Paz e soberania”;
- “Ciência e tecnologia”;
- “Saúde e vacinação”; e
- “Defesa da Amazônia”.
O desfile deve durar duas horas e terá, entre outras atrações, a passagem das tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além do show da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O que disse Lula em seu último pronunciamento sobre o 7 de Setembro
Por CartaCapital
Ibaneis admite preocupação com o 7 de Setembro: ‘Há muito medo do que pode acontecer’
Por CartaCapital


