Mundo
Presidente da Ucrânia destitui ministro da Defesa
Oleksiy Reznikov, de 56 anos, assumiu o cargo três meses antes da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, destituiu, neste domingo 3, o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, e pediu “um novo enfoque” no Ministério, um ano e meio depois do início da invasão russa.
“Decidi substituir o ministro da Defesa da Ucrânia”, disse Zelensky em sua aparição diária. “Oleksiy Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala. Acredito que o ministério necessita de um novo enfoque e outras formas de interação tanto com os militares como com a sociedade em geral”, acrescentou.
Reznikov, de 56 anos, assumiu o cargo três meses antes da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022 e liderou as negociações para equipar as suas forças com armamento moderno dos aliados.
Sua destituição ocorre em meio à contraofensiva lançada por Kiev em junho para liberar as áreas ocupadas do leste e sul de seu território.
Também é decidida em um momento em que as autoridades intensificam sua luta contra a corrupção, a pedido da União Europeia.
Zelensky nomeou Rustem Umerov como novo responsável pela pasta da Defesa.
“Agora Rustem Umerov deverá ser o chefe do ministério” da Defesa, disse o presidente ucraniano. “Espero que o Parlamento apoie este candidato”, continuou.
Umerov é um tártaro, grupo étnico da península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, e dirige o Fundo de Propriedade Estatal desde o ano passado.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



