CartaCapital
Cartas Capitais
Desonra fardada Sinto muito, presidente Lula, mas esse PAC de cor verde-oliva foi exagerado. Como Mino Carta tem alertado, devemos alimentar as baratas para que elas não saiam dos bueiros? Os militares sempre vão querer mais e mais. As áreas que realmente precisam de mais […]


Desonra fardada
Sinto muito, presidente Lula, mas esse PAC de cor verde-oliva foi exagerado. Como Mino Carta tem alertado, devemos alimentar as baratas para que elas não saiam dos bueiros? Os militares sempre vão querer mais e mais. As áreas que realmente precisam de mais investimento são Educação e Saúde.
José Carlos Gama
É preciso fazer uma devassa nas Forças Armadas, revolvendo terra sobre terra, principalmente a partir do golpe de 1964, sem descuidar do que restou até aqui.
Renato Cazen
Enquanto o Brasil não romper com seu passado podre nunca avançaremos como sociedade. Sempre cometemos o erro de relativizar as barbáries e tentar seguir em frente, mas o passado sempre retorna para nos atormentar.
Eduardo Gil
Pela metade
Acredito que a discussão sobre o acesso às medicações virá na sequência. A liberação da maconha para consumo recreativo já é um grande passo.
Diego de Souza
Erro de cálculo
Mesmo que sejam só especulações, por que não revisar a pesquisa? Esse Censo foi torpedeado desde o início, é provável que existam muitos erros. Por que não revisar, mesmo que seja para confirmar os dados apresentados? Assim, acaba-se de vez com a gritaria e com qualquer teoria da conspiração.
César Augusto Hulsendeger
Rastro de sangue
Lamentável ver tantas mortes patrocinadas pela polícia na Bahia. Enquanto houver impunidade aos bandidos fardados, seguiremos na barbárie.
Clóvis Deitos
Inimigo interno
CartaCapital não poderia trazer uma coluna mais oportuna que “Inimigo interno”. Lamentável que o nosso país continue a exibir preconceito, arbítrio e ódio criminosos contra negros, pobres e periféricos. E o pior é que essa triste realidade não comove nem um pouco a nossa soi-disant elite, que persiste em apoiar e aplaudir os crimes das forças de segurança. Nem poderia ser de outra forma, pois essas forças aqui existem unicamente para proteger os ricos e os poderosos, eliminando todos aqueles que estão aí para inquietar, ameaçar e pôr em risco a tranquilidade e a paz desses bem-nascidos.
Elisabeto Ribeiro
Diversidade na Suprema Corte
Além de mulher, negra e nordestina, a substituta de Rosa Weber precisa estar ligada à luta em defesa das causas sociais. Nossa memória mediana nos alerta para a decepção causada pelo ministro Joaquim Barbosa com sua postura vaidosa.
Eliomar Pires Martins
Racionalidade à brasileira
Ao ler a matéria, lembrei-me do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin. Foi bem isso que ele fez. Usou o humor para ridicularizar o nacional-socialismo alemão.
Vitor Luiz Pestana
A extrema-direita brasileira precisa ser tratada à altura, não com humor. Há necessidade de processos, condenações e cadeia.
Luiz Augusto Ramos
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
