CartaExpressa
PF intima Carla Zambelli a depor sobre acusações de Walter Delgatti
Depoimento deve ocorrer na segunda semana de setembro


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi intimada pela Polícia Federal (PF) a prestar depoimento no inquérito que investiga as revelações de Walter Delgatti, o hacker da Vaza Jato. A informação foi revelada pelo portal G1 nesta terça-feira 29.
De acordo com o site, o depoimento de Zambelli à PF deve ocorrer na segunda semana de setembro.
A deputada é investigada no caso que apura se Walter Delgatti foi contratado por ela para acessar o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de incluir um mandado de prisão falso contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.
No último dia 10, Delgatti compareceu à CPMI do 8 de Janeiro, onde relatou os procedimentos para a operação. Desde que o caso foi revelado, o advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, já confirmou que o cliente recebeu 40 mil reais de Zambelli.
O caso envolve, também, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em depoimento à PF, Delgatti afirmou que foi levado por Zambelli para um encontro com o ex-presidente em agosto do ano passado, que teve como tema os ataques às urnas eletrônicas. Bolsonaro, por sua vez, apresentou uma queixa-crime contra Delgatti por calúnia, negando envolvimento no caso.
Desde então, os investigadores buscam provas que possam comprovar ou não as acusações de Delgatti, que está preso.
A defesa de Zambelli diz que o nome da parlamentar vem sendo citado “em um crime que ela não tem envolvimento”, e nega que ela tenha feito transferências para Delgatti.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.