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Área de imposto sobre veículos poluentes é ampliada em Londres

A ampliação da área que impõe taxas a veículos poluentes entra em vigor nesta terça-feira e encontra resistência em meio a crise financeira

Área de imposto sobre veículos poluentes é ampliada em Londres
Área de imposto sobre veículos poluentes é ampliada em Londres
Tráfego em Londres. Foto: Reprodução
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A ampliação da área que impõe taxas a veículos poluentes entra em vigor nesta terça-feira (29) em Londres, onde as promessas de melhor qualidade do ar enfrentam resistência em meio à crise do custo de vida.

A zona ULEZ (“ultra low emission zone”, zona de emissão ultrabaixa), foi criada em 2019 no centro de Londres para garantir melhor qualidade do ar aos moradores. A medida obriga motoristas dos veículos mais poluentes a pagar uma taxa.

Em 2021, a área foi ampliada significativamente e a partir desta terça-feira incluirá toda a Grande Londres (área metropolitana), um projeto liderado pelo prefeito trabalhista, Sadiq Khan, criticado em meio a uma crise inflacionária.

Esta questão influenciou os resultados do partido em uma recente eleição local e o líder trabalhista Keir Starmer pediu a Khan que “refletisse” sobre a sua decisão de ampliar a zona ULEZ.

Alguns observadores acreditam que a ampliação da área deste imposto pode ter consequências para a política ambiental do Reino Unido, cujos objetivos a longo prazo colidem com as prioridades a curto prazo dos eleitores, especialmente o seu poder de compra.

Mas apesar das críticas, dos desafios legais e das tentativas de sabotagem (centenas de câmeras ULEZ foram vandalizadas nos últimos meses, segundo a polícia), Sadiq Khan segue em frente.

“Não podemos nos permitir ignorar a situação quando se trata de responder a uma emergência de saúde pública ou a uma emergência climática”, disse o prefeito no início de agosto.

Nove milhões de habitantes

Após o fracasso de um processo legal contra a ampliação, o prefeito celebrou que seu projeto permitirá que “mais cinco milhões de londrinos” respirem “ar mais limpo”.

Com a nova extensão, a zona ULEZ cobrirá uma área de nove milhões de habitantes.

Segundo um relatório de 2022, a poluição do ar foi a causa de 1.700 hospitalizações em Londres entre 2017 e 2019.

Os motoristas de automóveis a gasolina fabricados, em sua maioria, antes de 2006 (norma Euro 4) e de automóveis a diesel fabricados antes de 2015 (Euro 6) devem pagar cerca de 15,7 dólares (76,82 reais na cotação atual) por dia para entrar na zona ULEZ, sob pena de multa de 226 dólares (1.105 reais).

Caminhões e ônibus devem pagar 125 dólares (611 reais) por dia. Os táxis estão isentos.

O município de Londres lançou um programa de subsídios para que a população possa trocar os seus carros por veículos menos poluentes antes da entrada em vigor do imposto.

Em entrevista à agência de notícias da Autoridade Palestina no domingo, Sadiq Khan disse estar “desapontado” com fato de o governo conservador não estar financiando parte deste programa de ajuda, como fez em outras cidades britânicas.

“Estou desapontado que [os conservadores] aparentemente usem a poluição atmosférica e a mudança climática como armas políticas”, disse ele.

O Greenpeace afirmou em comunicado que a cidade de Londres “pode ficar orgulhosa” pela ampliação da zona.

“Em vez de fazer política com questões tão vitais, [o primeiro-ministro Rishi Sunak] deveria trabalhar com o prefeito de Londres para fornecer apoio financeiro real aos trabalhadores que querem se livrar dos veículos mais antigos e poluentes”, disse a organização.

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