CartaExpressa
‘Lei Taylor Swift’ ganha tramitação em regime de urgência na Câmara
O projeto não terá de passar por comissões da Casa e será votado direto pelo plenário


A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira 24 a tramitação em regime de urgência de um projeto conhecido como “Lei Taylor Swift“. O texto estabelece punições para os chamados cambistas, que revendem ingressos de eventos de lazer por preços acima da tabela oficial.
Em junho, fãs da artista americana relataram ter sofrido intimidação por parte de cambistas enquanto tentavam comprar ingressos para o show dela em São Paulo. A deputada Simone Marquetto (MDB-SP) protocolou o PL no dia 16 daquele mês.
O projeto prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa correspondente a cem vezes o valor dos ingressos anunciados pelo cambista. Também tipifica o crime de facilitar ou favorecer o trabalho de cambistas por meio do repasse ou da venda de ingressos, com detenção de um a dois anos e multa.
Com a aprovação do regime de urgência, o PL não terá de passar por comissões da Câmara e será votado direto pelo plenário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira diz que taxação de offshore em MP do salário mínimo foi ‘o maior jabuti da história recente’
Por CartaCapital
Texto do Marco Temporal é inconstitucional, diz ANPR ao Senado
Por Wendal Carmo
Senado aprova MP com aumento do salário mínimo e correção do IR
Por CartaCapital
Projeto que exige exame toxicológico para porte e posse de arma é aprovado no Senado
Por CartaCapital