Sociedade
Hurb não reembolsa clientes após cancelamento de pacotes
Quatro meses após não cumprir com acordos firmados em pacotes de viagens e entrar na mira do governo, a startup ignora solicitação de clientes
Quatro meses após a crise financeira e acordos com o governo, a Hurb ainda não reembolsou os pacotes de viagens cancelados. Consumidores que tentam contato com a empresa para solicitar o reembolso ou questionar a data em que o valor será estornado recebem resposta genérica de ‘pedido enviado ao financeiro’.
A startup de viagens é conhecida por oferecer pacotes de viagens, nacionais e internacionais, com preços abaixo do mercado, porém sem data marcada.
Em abril deste ano, milhares de clientes da Hurb tiveram e hotelaria cancelados ao tentar chegar em seus destinos de viagens por falta de pagamento da empresa. O caso foi parar na Senacon e a venda dos pacotes ‘flexíveis’ foi proibida junto a um termo assinado para que todos os consumidores atingidos fossem ressarcidos.
A despeito da proibição, a startup atualmente vende um pacote similar com mês fixo. Nesta modalidade, o consumidor escolhe destino e mês em que deseja viajar, mas só é avisado da data, hotelaria e voo com 30 dias de antecedência.
Em nota ao portal R7, a empresa afirma que cumpre integralmente a determinação do Senacon e não comercializa pacotes de Data Flexível nos moldes da decisão restritiva.
O caso é semelhante ao ocorrido na semana passada com a 123 Milhas, que informou a decisão de cancelar os planos de viagens semelhantes devido a “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos”. Diferentemente da Hurb, a empresa já disponibilizou vouchers no valor das viagens canceladas – embora consumidores também enfrentem dificuldade para obter reembolso.
Com a semelhança dos casos, especula-se no governo a criação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar para apurar as chamadas “pirâmides financeiras”. A Senacon também declarou que notificará a 123 Milhas para garantir que a empresa “preste os seus devidos esclarecimentos”.
Após o anúncio do cancelamento, a Hurb utilizou as redes sociais para ‘cutucar’ a concorrente e comentou no anúncio de cancelamento da 123 Milhas a mensagem “vem de DM”, sinalizando para que os consumidores atingidos buscassem pacotes em sua plataforma.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



