Sociedade

Hurb não reembolsa clientes após cancelamento de pacotes

Quatro meses após não cumprir com acordos firmados em pacotes de viagens e entrar na mira do governo, a startup ignora solicitação de clientes

Hurb não reembolsa clientes após cancelamento de pacotes
Hurb não reembolsa clientes após cancelamento de pacotes
Apoie Siga-nos no

Quatro meses após a crise financeira e acordos com o governo, a Hurb ainda não reembolsou os pacotes de viagens cancelados. Consumidores que tentam contato com a empresa para solicitar o reembolso ou questionar a data em que o valor será estornado recebem resposta genérica de ‘pedido enviado ao financeiro’.

A startup de viagens é conhecida por oferecer pacotes de viagens, nacionais e internacionais, com preços abaixo do mercado, porém sem data marcada.

Em abril deste ano, milhares de clientes da Hurb tiveram e hotelaria cancelados ao tentar chegar em seus destinos de viagens por falta de pagamento da empresa. O caso foi parar na Senacon e a venda dos pacotes ‘flexíveis’ foi proibida junto a um termo assinado para que todos os consumidores atingidos fossem ressarcidos.

A despeito da proibição, a startup atualmente vende um pacote similar com mês fixo. Nesta modalidade, o consumidor escolhe destino e mês em que deseja viajar, mas só é avisado da data, hotelaria e voo com 30 dias de antecedência.

Em nota ao portal R7, a empresa afirma que cumpre integralmente a determinação do Senacon e não comercializa pacotes de Data Flexível nos moldes da decisão restritiva.

O caso é semelhante ao ocorrido na semana passada com a 123 Milhas, que informou a decisão de cancelar os planos de viagens semelhantes devido a “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos”. Diferentemente da Hurb, a empresa já disponibilizou vouchers no valor das viagens canceladas – embora consumidores também enfrentem dificuldade para obter reembolso.

Com a semelhança dos casos, especula-se no governo a criação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar para apurar as chamadas “pirâmides financeiras”. A Senacon também declarou que notificará a 123 Milhas para garantir que a empresa “preste os seus devidos esclarecimentos”.

Após o anúncio do cancelamento, a Hurb utilizou as redes sociais para ‘cutucar’ a concorrente e comentou no anúncio de cancelamento da 123 Milhas a mensagem “vem de DM”, sinalizando para que os consumidores atingidos buscassem pacotes em sua plataforma.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo