Sociedade
Raio causou apagão na região metropolitana de Fortaleza, diz Enel
Descarga atmosférica atingiu o para-raio de uma subestação
A Enel Distribuição informou que um raio causou o apagão no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de Fortaleza. Na madrugada deste sábado (19), os consumidores ficaram cerca de 1 hora e 30 minuto sem luz.
De acordo com a empresa, uma descarga atmosférica atingiu o para-raio de uma subestação e provocou um defeito no interruptor do sistema. Diante da oscilação de energia, o sistema foi desligado para proteger os transformadores.
“A falta de luz durou pouco mais de 1 hora, sendo o fornecimento restabelecido de forma gradual até 5h57. Cabe destacar que cerca de 70% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado em até 3 minutos”, declarou a empresa.
No início da manhã deste sábado, a falta de energia provocou transtornos no trânsito. Semáforos desligados geraram engarrafamento de veículos em diversos bairros da capital cearense.
Na terça-feira (15), outro apagão atingiu os moradores de Fortaleza e de grande parte do país. De acordo com apurações preliminares, a falha no fornecimento de energia ocorreu em uma linha localizada em Quixadá, no Ceará. A linha pertence à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Novo apagão: quatro dias após pane nacional, parte do Ceará volta a ficar sem luz
Por CartaCapital
Dino não descarta sabotagem no caso de apagão desta semana
Por CartaCapital
Eletrobras admite falha no Ceará, mas diz que o incidente não deve ter causado apagão
Por CartaCapital
Apagão ocorreu em subsidiária da Eletrobras no Ceará, diz ministro de Minas e Energia
Por Wendal Carmo



