CartaExpressa

Novo apagão: quatro dias após pane nacional, parte do Ceará volta a ficar sem luz

Dessa vez, a Eletrobras informou que o desligamento da energia ocorreu por um defeito na subestação Pici II, em setor sob responsabilidade da Enel Ceará

Novo apagão: quatro dias após pane nacional, parte do Ceará volta a ficar sem luz
Novo apagão: quatro dias após pane nacional, parte do Ceará volta a ficar sem luz
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A cidade de Fortaleza e outros municípios da região metropolitana ficaram sem luz neste sábado 19. O novo apagão no Ceará ocorre apenas quatro dias depois da pane nacional, que ainda não tem explicações oficiais.

Dessa vez, a Eletrobras informou que o desligamento da energia ocorreu por um defeito na subestação Pici II, em setor sob responsabilidade da Enel Ceará. Já a Enel disse que desligou uma linha de transmissão após identificar “um desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará”.

De acordo com a empresa, a energia foi restabelecida para todos os clientes de forma gradativa em pouco mais de uma hora.

Na terça, vale lembrar, a região já havia sido afetada pelo apagão nacional. Naquela ocasião, cidades de 25 estados e o Distrito Federal ficaram sem luz por várias horas. O episódio ainda está sendo investigado e não tem causas definidas.

Uma das possíveis explicações para o caos nacional teria sido uma sobrecarga justamente no Ceará. A versão foi levantada pelo ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia. A Eletrobras admitiu a falha na região, mas negou que o incidente teria sido a causa do apagão nacional.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo