Política
Comandante-geral da PM do DF é preso por suspeita de omissão no 8 de Janeiro
Klepter Rosa Gonçalves e outros seis agentes foram alvos de operação


A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta sexta-feira 18, o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Klepter Rosa Gonçalves. Ele e outros seis membros da cúpula da PM do DF foram alvo da Operação Incúria, que investiga a omissão de autoridades policiais no 8 de Janeiro.
Segundo a PF, as prisões realizadas hoje decorrem de mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além das prisões preventivas, as diligências de hoje envolvem buscas e apreensão, bloqueio de bens e afastamento das funções públicas.
De acordo com a PGR, a cúpula da PM não agiu contra os atos golpistas por conta do alinhamento ideológico com as pessoas presentes na tentativa de destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF). A representação ao STF, a PGR argumentou que parte dos oficiais “se mostrou adepta de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.
Os demais alvos da operação de hoje são:
– Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PDMF;
– Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-comandante do Departamento de Operações da PMDF;
– Paulo José Ferreira de Sousa, também ex-comandante do Departamento de Operações da PMDF
– Marcelo Casimiro Vasconcelos; ex-chefe do Primeiro Comando de Policiamento Regional;
– Flávio Silvestre de Alencar;
– Rafael Pereira Martins.
Klepter Rosa tinha sido nomeado para o cargo no dia 15 de fevereiro, embora estivesse interinamente como comandante-geral desde o dia 9 de janeiro, depois que Fábio Augusto Vieira foi demitido pelo ex-interventor na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem são os organizadores da ‘Festa da Selma’, presos na nova fase da Operação Lesa Pátria
Por André Lucena
PF deflagra nova fase da Operação Lesa Pátria com 10 mandados de prisão
Por CartaCapital
Presidência diz à CPMI ter deixado de enviar imagens de câmeras danificadas no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
CPMI pedirá a inclusão de Delgatti em programa de proteção a testemunhas
Por Wendal Carmo