CartaCapital
Cartas Capitais
Ainda dá tempo A humanidade chegou numa encruzilhada: as mudanças climáticas. Não é mais possível ignorar os efeitos. A ciência alerta: zerar o desmatamento da Amazônia até 2030, para que o bioma não chegue ao ponto de não retorno e se transforme numa savana. Temos […]


Ainda dá tempo
A humanidade chegou numa encruzilhada: as mudanças climáticas. Não é mais possível ignorar os efeitos. A ciência alerta: zerar o desmatamento da Amazônia até 2030, para que o bioma não chegue ao ponto de não retorno e se transforme numa savana. Temos de substituir a energia fóssil pela renovável. Lamentavelmente, interesses capitalistas, o lobby da energia fóssil, retardam a tomada de decisão global. Enquanto isso, o planeta aquece e padece.
Rosa Carmina Couto
O retrocesso de Tarcísio
Matar pobres e queimar livros. O governo de São Paulo está no caminho certo para ser o foco de resistência do neofascismo no País.
Adilson Gonçalves
Infelizmente, a violência policial e o retrocesso na educação são o preço da escolha. Quando a ignorância política vai às urnas, o resultado é o que se vê na gestão Tarcísio em São Paulo.
Edu Gil
Orgulho e preconceito
Romeu Zema, no auge de sua mediocridade, jamais entenderia Antônio de Alcântara Machado, Guimarães Rosa, Sérgio Buarque de Holanda, quanto mais Gilberto Freyre, já que despreza tanto os nordestinos. Ele cometeu crime ao discriminar o Norte e o Nordeste. Impeachment já.
Paulo Sérgio Cordeiro
Efeito Moro
O juiz que recebe as provas é quem deve julgar. Isto é óbvio. Não há lógica em haver dois juízes em um único processo em primeira instância. De modo algum favorecerá o negro pobre e de periferia.
Diego Alberto
O Brasil não é para amadores. O que pode acontecer? Se o segundo juiz não for escolhido via sorteio (o que pode também ser burlado), poderá ser escolhido por “afinidades” com o primeiro que fez parte do processo. Bom seria não se conhecer nem mesmo o nome do primeiro juiz, mas creio que não seja possível, talvez isso vá contra a lei.
Emmanoel Cardoso
Conflitos de interesse
Todo servidor público responde se houver conflito de interesse, que seja assim também na magistratura.
Raquel Oliveira
Novas e velhas regras
Acho importante políticos cogitarem estimular o cinema nacional. Se, ao menos, teatro, música e dança fizessem parte das matérias escolares, até faria algum sentido.
Victor Silva
Sempre que se discute cotas, é preciso discutir também a qualidade. Infelizmente, Paulo Gustavo, que fazia um filme nacional melhor que o outro, se foi e não há ninguém no momento que chegue aos pés.
Alexandre Ribeiro
Um por um
Nós, brasileiros, que prezamos pela educação e pela defesa dos necessitados, agradecemos, pela ignorância do governo brasileiro nos mandatos anteriores, o do golpe e o das fake news, que exerceram com maestria a incompetência para fazer o mal. Resta agora pagarem por isso.
José Carlos Gama
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
