CartaExpressa
Delegado da Polícia Federal é baleado em ação de busca e apreensão no Guarujá
A incursão que envolvia o policial não tem relação com a operação Escudo, da Polícia Militar, que se mantém ativa no litoral


Um delegado da Polícia Federal foi baleado na cabeça nesta terça-feira 15 durante uma operação de busca e apreensão no Guarujá, litoral de São Paulo.
Thiago Selling da Cunha, de 40 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santo Amaro, no Guarujá, segundo informações divulgadas pelo Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo. Ainda de acordo com o sindicato, o estado de saúde do agente é grave.
O delegado atuava em uma operação de busca e apreensão na comunidade da Vila Zilda. As informações são de que houve uma perseguição na avenida Tancredo Neves, no bairro Cachoeira e que, dois suspeitos, em fuga, atiraram contra os policiais federais, atingindo Thiago.
A Polícia Federal informou que os dois homens foram presos portando uma submetralhadora, uma pistola, dinheiro e drogas. Ainda de acordo com a PF, ambos serão conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Santos onde serão autuados por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Em nota, o Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo registrou que “condena veemente o ato criminoso que atentou contra a vida do policial em serviço”, e solicitou apoio das autoridades na investigação do caso.
A operação da PF não tem relação com a operação Escudo, da Polícia Militar, que se mantém ativa no litoral e já deixou 16 mortos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Privatização da Eletrobras fez muito mal ao Brasil, reforça ministro de Minas e Energia
Por Camila da Silva
Governo decide acionar PF e Abin para investigar origem do apagão desta terça
Por Camila da Silva
Em meio a tensão por declarações de Haddad, votação do arcabouço é novamente adiada
Por Wendal Carmo
Cabe a juízes decidir o local de prisão de pessoas trans, determina o STF
Por CartaCapital