CartaExpressa

Congressistas americanos chegam ao Brasil para reuniões com ministros de Lula

Os parlamentares também se encontrarão com funcionários de alto nível do governo e representantes de movimentos sociais

Congressistas americanos chegam ao Brasil para reuniões com ministros de Lula
Congressistas americanos chegam ao Brasil para reuniões com ministros de Lula
A cooperação bipartidária está fadada ao fracasso, alerta Ocasio-Cortez. (FOTO: Stale Grut/NRKBeta)
Apoie Siga-nos no

Uma delegação de congressistas americanos do Partido Democrata chega nesta segunda-feira 14 ao Brasil para participar de uma série de reuniões com ministros, funcionários de alto nível do governo, parlamentares brasileiros e representantes de movimentos sociais.

Segundo o Centro de Pesquisa Econômica e Política, que patrocina a agenda, o objetivo é aprender sobre os principais esforços do Brasil para defender a democracia, impulsionar a transição verde e recuperar direitos sociais.

Integram a comitiva os democratas Alexandria Ocasio-Cortez, Joaquin Castro, Nydia Velázquez, Greg Casar e Maxwell Frost, além da chefe de gabinete do senador Bernie Sanders, Misty Rebik.

Alexandria e Joaquin chegaram a pedir a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos após os atos golpistas do 8 de Janeiro.

Estão previstas, no Palácio do Planalto, reuniões com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com Celso Amorim, assessor internacional do presidente Lula.

No Palácio do Itamaraty, os congressistas se encontrarão com a secretária-geral Maria Laura da Rocha a fim de discutir os planos do Brasil para liderar a cúpula do G20 em 2024.

Ainda há uma visita ao Senado, onde os congressistas se reunirão com a relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama (PSD-MA).

Compõe a agenda, também, um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do Plano de Transição Ecológica do governo, anunciado na sexta-feira 11. Com a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), o grupo debaterá a proteção dos territórios indígenas.

A delegação, por fim, conversará com representantes da Central Única dos Trabalhadores, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo