CartaCapital
Cartas Capitais
Operação vingança Não existe outro termo a serusado senão vingança, mas também podemos classificar como revanche, desforra, entre outros, para qualificar tal comportamento da polícia paulista, que, ao agir dessa forma, se equipara ao seu algoz de pés descalços com a vantagem de possuir botas […]


Operação vingança
Não existe outro termo a serusado senão vingança, mas também podemos classificar como revanche, desforra, entre outros, para qualificar tal comportamento da polícia paulista, que, ao agir dessa forma, se equipara ao seu algoz de pés descalços com a vantagem de possuir botas militares com o requinte do lustre.
José Carlos Gama
A Polícia Militar, nos moldes atuais, tem de acabar. Triste pelo pobre policial que morreu em uma guerra inútil. Mais triste ainda pelos civis inocentes que morrem neste ato cruel de vingança.
Ferdinand Dias
A polícia que não busca motivos para matar de graça agora tem o aval para queimar arquivos e “limpar” a área.
Simone Lopes
Em ebulição
A emergência climática é uma realidade no planeta. A queima de combustíveis fósseis tem de parar e ser substituída por energias renováveis. Os efeitos das mudanças climáticas são visíveis com os eventos extremos: meses hiperquentes no Hemisfério Norte e fortes temporais no Hemisfério Sul. O governo brasileiro tenta fazer o seu dever de casa: reduzir o desmatamento na Amazônia a zero até 2030 e preparar o pacote da transição energética. Mas é necessário um esforço global.
Rosa Carmina Couto
A cultura vem da África
Senhor Mino Carta, tenha pena dos corações de pessoas de já muitas primaveras. Este seu artigo fez o meu domingo ser demais. Decadência intelectual, “imbecilização” coletiva e o novo sertanejo esganiçado: resumo do Brasil atual. Saudades de Caymmi.
Nair Odete de Campos
Gosto de fel
Não imaginam que as abelhas fazem parte da polinização. Ao pousar de flor em flor, elas coletam e distribuem o pólen, etapa essencial na produção de frutas. Estes e outros insetos são essenciais para o nosso ecossistema.
Ruben Terranova
Sem abelhas, em alguns anos, ficaremos sem alimentos. Os cientistas dão o alerta, resta ouvir.
Dênia Orieta
Estranho no ninho
Acredito que Roberto Requião é o único que pode ser candidato. Os concorrentes do ex-governador têm cargos importantes. Além disso, não ser um petista histórico pode ajudar na candidatura ao Senado, pois o PT tem uma grande rejeição no Paraná. Requião é, com certeza, alguém competente, foi governador e senador e o PT de fato o desvaloriza.
Theo Wacker Afonso
De sol a sol
A transição energética será o avanço do Nordeste.
Vinicius Menezes
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
