A inteligência artificial vai superar a mente humana?
O neurocientista Miguel Nicolelis é o entrevistado da semana no ‘Brasil no Divã’
O neurocientista Miguel Nicolelis é um dos mais respeitados nomes da pesquisa brasileira. Um dos pioneiros na tecnologia de interface entre homem e máquina no país, é também autor de livros como “Muito além do nosso eu”, “O cérebro relativístico” e “O verdadeiro criador de tudo”. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, o professor Miguel Nicolelis trata dos avanços da inteligência artificial (IA), a popularização de ferramentas como o ChatGPT e o tamanho do “hype” produzido pelas novas tecnologias. Para o pesquisador, a AI não será capaz de superar a inteligência humana ou a nossa criatividade – mas poderá causar impactos significativos em nossa sociedade e no mundo do trabalho. Saiba mais na nova edição do programa Brasil no Divã.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.