CartaExpressa
Cotados para a próxima vaga no STF marcam presença na posse de Zanin
A ministra Rosa Weber, presidente da Corte, terá de se aposentar em outubro
A posse de Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira 3, reuniu alguns dos cotados para ocupar a próxima vaga a ser aberta na Corte, com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, em outubro.
Estiveram no plenário do STF nesta tarde:
- o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas;
- o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão;
- o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias;
- e o ministro da Justiça, Flávio Dino.
Também marcaram presença Simone Schreiber, juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Na quarta-feira 2, em entrevista a CartaCapital, Dino afirmou que “neste momento” não está em seus planos uma cadeira no Supremo.
“Não trato do assunto com o presidente da República, nem ele comigo”, destacou. “Claro que é honroso, porque é um reconhecimento de uma trajetória profissional de 33 anos, com seriedade. Fico feliz, agradeço, não é um desdém, porque o desdém é feio e arrogante. Claro que ser ministro do STF é bom, ou ser cogitado, citado. Mas não desvio meu caminho em relação ao principal, que é ajudar o presidente e ajudar o Brasil.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Primeiro julgamento de Zanin no STF envolve caso que se arrasta há quase 4 anos
Por CartaCapital
Zanin será o relator de ação movida por Carlos Bolsonaro contra Janones por injúria
Por Wendal Carmo
‘Estou feliz’, diz Lula após Zanin tomar posse no STF
Por CartaCapital



