CartaExpressa
CPI das Criptomoedas convoca Tatá Werneck, Cauã Reymond e Ronaldinho
Todos têm a obrigação de comparecer ao colegiado. As datas dos depoimentos ainda não foram definidas
A CPI das Pirâmides Financeiras, que investiga um esquema envolvendo criptomoedas, convocou a atriz e humorista Tatá Werneck, o ator Cauã Reymond, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes, e o apresentador Marcelo Tas para prestar esclarecimentos à comissão. Os requerimentos foram avalizados na quarta-feira 2.
Por se tratar de convocação, todos têm a obrigação de comparecer à CPI. As datas dos depoimentos ainda não foram definidas. Ao todo, os parlamentares aprovaram requerimentos para ouvir 150 pessoas.
Os pedidos de convocação foram apresentados pelos deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Gutemberg Reis (MDB-RJ).
Tatá Werneck, Cauã Reymond e Marcelo Tas foram convocados por fazerem parte da divulgação da empresa Atlas Quantum, investigada por usar um “robô milagroso” para atrair investidores.
Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Roberto de Assis Moreira, prestarão informações à CPI sobre suspeitas de envolvimento em fraudes com investimentos em criptomoedas envolvendo a empresa 18K Ronaldinho.
No caso do presidente da CBF, a convocação tem o objetivo de entender o funcionamento do Brazil National Football Team Fan Token, conhecido como BFT. Os programas de sócio torcedor ficam guardados nos chamados blockchains, mas não demandam pagamento de mensalidades e valem dinheiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Presidente da CPI do MST faz nova declaração machista e gordofóbica contra Sâmia Bomfim
Por Camila da Silva
Fux nega pedido de José Rainha para não comparecer à CPI do MST
Por Wendal Carmo


