Política
Zambelli prometeu ’emprego garantido’ em caso de sucesso na invasão ao celular de Moraes, diz hacker à PF
O relato foi apresentado em depoimento à Polícia Federal por Delgatti, no bojo de um inquérito que investiga invasões a sistemas informatizados do Poder Judiciário
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que o hacker Walter Delgatti Neto teria “emprego garantido” caso ele conseguisse invadir o celular do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em busca de “conversas comprometedoras”.
O relato foi apresentado em depoimento à Polícia Federal por Delgatti, no bojo de um inquérito que investiga invasões a sistemas informatizados do Poder Judiciário. A ‘promessa’ foi feita às margens da Rodovia dos Bandeirantes (SP), em um posto de gasolina, no final de 2022.
“[…] a deputada disse que, caso o declarante não conseguisse invadir a urna, que conseguisse obter conversas comprometedoras do Ministro ALEXANDRE DE MORAES, invadindo seu aparelho telefone celular e seu e-mail […] caso o declarante conseguisse invadir os sistemas, teria emprego garantido, pois estaria salvando a Democracia, o País, a liberdade”, diz o depoimento.
Delgatti foi preso na manhã desta quarta-feira 2 pela PF. A Operação 3FA, autorizada por Moraes, ainda cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele e à parlamentar.
A investigação mira a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça em janeiro deste ano. Segundo a PF, a ação resulta de investigações sobre a inserção de documentos falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão, com o uso de credenciais que os investigadores obtiveram ilegalmente.
O inquérito policial que apura os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica tramita no STF, devido à presença de Zambelli – por ser deputada, ela conta com prerrogativa de foro por função.
Delgatti, por sua vez, responde a outro processo, no âmbito da Operação Spoofing, sobre a invasão de celulares de procuradores da Lava Jato.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os argumentos de Moraes para autorizar a operação contra Zambelli e Delgatti
Por CartaCapital
‘Toc, toc, toc…’: Políticos comentam operação da PF contra Carla Zambelli
Por André Lucena
Valdemar Costa Neto reclama de operação da PF contra Zambelli: ‘Perseguição ao PL’
Por CartaCapital
O valor pago por Zambelli para o hacker inserir falso mandado de prisão contra Moraes no sistema do CNJ
Por CartaCapital



