Política

assine e leia

Pescador em ressaca

O mandato do senador bolsonarista Jorge Seif Jr. está ameaçado por duas ações na Justiça Eleitoral

Currículo. Secretário de Aquicultura e Pesca no governo de Jair Bolsonaro, Seif Jr. tem familiares envolvidos na pesca predatória de tubarões – Imagem: STR/AFP
Apoie Siga-nos no

O Ibama apreendeu no litoral de Santa Catarina mais de 27 toneladas de barbatanas de tubarão. “Trata-se, possivelmente, da maior apreensão da história desse tipo de produto que afeta gravemente as espécies marinhas”, celebrou Jair Schmit, diretor de Proteção Ambiental do órgão. No Brasil, a pesca de tubarões para extrair apenas as nadadeiras é proibida desde 1998. Mais de 180 países aprovaram resoluções semelhantes para impedir a matança. As barbatanas têm um alto valor de mercado nos países asiáticos, onde atingem preços exorbitantes, de até mil dólares o quilo. Os orientais acreditam que a sopa da carne tem alto poder afrodisíaco. Segundo um relatório da WWF, organização ambiental com sede na Suí­ça, o comércio desse produto movimentou 1,5 bilhão de dólares de 2012 a 2019.

O sacrifício de milhares de tubarões das espécies Azul e Anequim foi constatado pelo Ibama em 40 barcos pesqueiros entre 2020 e 2022, quando o senador Jorge Seif Júnior era secretário nacional da Aquicultura e Pesca no governo de Jair Bolsonaro. Quatro dessas embarcações seriam de propriedade da sua família. Duas estão registradas em nome de seu pai, Jorge Seif, e duas em nome da mãe, Sara Seif. De acordo com o jornal O Globo, o pai foi multado em 458 mil reais e a mãe, em 1,2 milhão.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo