CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

‘As autoridades estão mais preocupadas com a espetacularização das ações na Cracolândia do que a efetividade delas’, diz leitor

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Por trás da fumaça
As autoridades estão mais preocupadas com a espetacularização das ações na Cracolândia do que a efetividade delas. Enquanto os policiais perseguem os usuários de drogas, outros protagonistas se aproveitam da ausência da polícia e da omissão das autoridades.
Tânia Colares

Dependência química tratada com violência policial, claro que o resultado será sempre caótico! Cadê o SUS, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de São Paulo?
Fabrício Costa

Do sonho ao pesadelo
Li, com imensa alegria, o irretocável texto de Mino Carta, este que em minha juventude eu lia com a avidez de garoto da periferia sedento de saber. Obrigado por existir, mestre.
José Juvenal

Negro vs. verde
Lula elegeu-se com o compromisso da proteção dos biomas, em especial do amazônico. O momento é de investir na transição energética: energia eólica, solar, hidrogênio verde etc. Nesse contexto, a Petrobras precisa atuar como uma empresa de energia, e não apenas de exploração de petróleo. Nosso futuro depende da descarbonização da economia. É a única forma de proteger a vida no planeta e interromper os efeitos adversos das mudanças climáticas.
Rosa Carmina

Racismo escancarado
Os representantes dos donos de engenho nunca largaram o osso e até hoje procuram manter a servidão. Essa a verdadeira realidade: Aqueles que foram eleitos para representarem a sociedade, representam apenas uma ínfima parte dela, a burguesia. Quando surge quem defenda a parte esquecida, eles se sentem incomodados e partem para a depreciação ou processos mesquinhos, como esses que temos visto nas casas legislativas do Paraná.
Antonio de Vasconcellos

Meia-volta, volver
Muito certo o governo federal em encerrar o programa de escolas militarizadas. Não é função de integrantes das Forças Armadas cuidar da educação da juventude.  Além do mais, esse programa criado no governo anterior funcionava como cabide de emprego para militares.
Sylvio Belém

Atire com os dedos
O governo quer restringir o acesso de civis às armas, mas permite que os guardas municipais se armem, o que contribui para a letalidade policial. Sobre as câmeras nas fardas de policiais militares, só silêncio.
Ricardo Fernandes

Tributo ao pioneiro
Seria interessante resgatar as gravações feitas por Mário Juruna. A julgar pela exótica tese do marco temporal discutida na Câmara dos Deputados hoje, presumo que os parlamentares da época também estavam empenhados em manter os índios apartados das suas terras – palavras sem valia.
José Carlos Gama

Crepúsculo dos deuses
Temos de descentralizar o consumo de filmes dos EUA. Tantos países com ótimas produções, mas poucos tomam conhecimento.
Lua Vitto

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s