CartaExpressa
Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2023
Contribuintes poderão consultar o sistema a partir das 10 horas desta segunda-feira
A Receita Federal libera, nesta segunda-feira 24, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023. O sistema será liberado para consulta a partir das 10 horas e a devolução será creditada nas contas no dia 31 de julho.
De acordo com a Receita, o lote desta segunda contempla mais de 5,6 milhões de contribuintes. Ao todo, serão mais de 7,5 bilhões de reais distribuídos neste lote, sendo 5,5 destinados a contribuintes com prioridade – idosos; pessoas que tem entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave; e quem tem como fonte de renda principal o magistério.
Também devem receber neste lote cerca de 3,68milhões de pessoas que não são prioritários, mas que entregaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo crédito via Pix. Outros 1,6 milhão que também não possuem prioridade legal, mas que entregaram corretamente a declaração até o dia 29 de março devem ser contemplados neste terceiro lote.
Como consultar
- Acesse o site da Receita Federal
- Clique em Meu Imposto de Renda
- Clique em Consultar a Restituição
Outros lotes
Os outros dois lotes previstos em 2023 serão pagos no dias 31 de agosto e 29 de setembro. A consulta a estes dois lotes abre poucos dias antes das datas previstas para o pagamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Reforma tributária: Se tem imposto seletivo, não pode ter incentivo
Por Marcello Fragano Baird e Ana Maya
CARTUM: Imposto sobre consumo
Por Venes Caitano
Imposto sobre produtos prejudiciais à saúde está previsto na reforma
Por Agência Brasil
Valdemar Costa Neto afirma que Bolsonaro cometeu ‘erro de comunicação’ na Reforma Tributária
Por CartaCapital


