Esporte
TV espanhola exibe trechos inéditos do depoimento de Daniel Alves, preso por estupro
O ex-jogador está preso desde o dia 20 de janeiro, acusado de estuprar uma jovem em uma boate


O canal Antena 3, da televisão na Espanha, exibiu na quarta-feira 20 pela primeira vez um vídeo em que Daniel Alves aparece depondo na Justiça. O ex-jogador brasileiro está preso desde o dia 20 de janeiro após a acusação de estupro.
No depoimento, que ocorreu em 17 de abril, Alves declarou que a vítima pode tê-lo denunciado pela “falta de intimidade após o ato”. A resposta foi ao questionamento da juíza se o ato havia sido consentido – ele afirmou que sim. Alves argumentou ainda que, por terem combinado de sair separados do banheiro e agir de forma discreta, sem demonstrar atenção ou afeto, a vítima pode ter ficado ofendida.
Daniel Alves durante depoimento concedido à Justiça. Foto: Y ahora Sonsoles/Reprodução
Até então, o ex-jogador já contou ao menos cinco versões mesma história à Justiça da Espanha. Primeiro, disse que não conhecia e nem havia se envolvido com a vítima. Nas versões seguintes, admitiu ‘relação consensual’ com a mulher. Segundo ele, as ‘inverdades’ teriam sido ditas em uma tentativa desesperada de salvar o seu casamento.
O jornal espanhol não exibiu todo o depoimento, mas apenas trechos em que Alves aparece ao fundo das gravação.
A defesa do jogador apresentou um relatório que analisa quadro a quadro as imagens captadas pelas câmeras de segurança da boate e os depoimentos da vítima e de suas amigas, cujo o conteúdo ainda não foi divulgado.
Na declaração, Alves voltou a afirmar que sempre manteve relações respeitosas com mulheres e que “não dá um passo sem que perceba que há predisposição de ambas as partes”. O ex-jogador também voltou a afirmar que o interesse foi mútuo.
O depoimento da vítima contradiz a defesa de Alves. Alves teria chamado ela e suas duas amigas para a área VIP da boate e então se colocado atrás da jovem, momento em que segura mão dela e coloca sobre seu genital à força. Na sequência, Alves teria a levado para o banheiro e dito que ela não poderia ir embora. Em seguida, o jogador consumou o ato.
A jovem comunicou o estupro aos seguranças da boate e foi posteriormente atendida no Hospital Clinic. O laudo médico apontou traços condizentes com o relato de violência sexual.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em entrevista a jornal espanhol, Daniel Alves nega acusação de estupro e diz que ‘perdoa’ a vítima
Por Carta Capital
Justiça espanhola nega recurso de Daniel Alves, que segue preso por assédio sexual
Por CartaCapital