CartaExpressa
Centrão era algo pejorativo e está virando uma coisa positiva, diz o novo ministro do Turismo
Celso Sabino afirma ser ‘natural’ a negociação por ministérios e emendas parlamentares


O novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), defendeu nesta terça-feira 18 a atuação do chamado Centrão na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o “centro político” teria o potencial de auxiliar o crescimento do País após uma eleição polarizada como a de 2022.
“Antigamente se falava no Centrão como uma coisa pejorativa. Agora o Centrão já está virando uma coisa positiva”, disse ele em entrevista à Folha de S.Paulo. “Eu me considero uma pessoa ponderada. Não busco os extremos, mas quero fazer aquilo que seja o melhor para o nosso País, políticas sociais que são importantes para o Brasil.”
Sabino também afirmou ser “natural” a negociação por ministérios e emendas parlamentares, sob a avaliação de que em “praticamente todos os países onde reina a democracia há composições no governo”.
Questionado sobre a possibilidade de saída de Marcelo Freixo da Embratur, vinculada à pasta, o ministro também disse ser “natural” o pedido do União Brasil para controlar a agência.
“Você vê partidos políticos que têm uma participação em algum tipo de política, com ministérios até maiores do que esse, e possuem uma participação do início ao fim”, prosseguiu. “Eu não sei como é que vai se dar esse desfecho. Estamos aguardando o presidente retornar [de viagem] e as conversas retomarem.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entrada de PP e Republicanos no governo Lula está consolidada, diz José Guimarães
Por Wendal Carmo
TSE multa o Google por não entregar dados sobre as campanhas de Lula e Bolsonaro
Por CartaCapital
Ministro se reúne com indicados do Centrão para entrar no governo Lula
Por Leonardo Miazzo