CartaExpressa
STF agenda o julgamento que pode tornar Zambelli ré por perseguição armada em São Paulo
A Corte analisará uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra a bolsonarista em maio


O Supremo Tribunal Federal decidirá no mês que vem se torna a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ré por porte ilegal de arma de fogo no caso da perseguição promovida contra um homem no centro de São Paulo, em 2022.
O julgamento acontecerá entre 11 e 21 de agosto, no plenário virtual da Corte. Os ministros analisarão uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República em maio.
Em 29 de outubro, véspera do segundo turno da eleição, a deputada causou espanto ao sacar uma arma em público e perseguir um homem na capital paulista. A cena foi gravada e circulou nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver pessoas correndo e a bolsonarista com a arma em punho, entrando em uma lanchonete e ordenando, aos gritos, que um homem negro deitasse no chão. Em outro registro, nota-se um estampido.
Na denúncia, a vice-PGR Lindôra Araújo solicitou que Zambelli seja condenada a pagar multa de 100 mil reais por danos morais coletivos e perca o porte de arma de forma definitiva.
Caso os ministros aceitem a representação, a deputada poderá apresentar sua defesa e o processo seguirá para a fase de coleta das provas. Na sequência, o STF decidirá se condena ou não a parlamentar pelos crimes apontados na denúncia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Burra’ e ‘bandida’: Joice projeta cassação de Zambelli por ‘conspiração’ com hacker
Por CartaCapital
Zambelli vai ao MPF para impedir a realização do Foro de São Paulo
Por CartaCapital