CartaExpressa
Justiça de São Paulo decreta a falência da Shefa
Na decisão, o juiz Fernando Campanella aponta ‘quebra de confiança’, ou seja, a comprovação de indícios de fraude no processo de recuperação judicial


O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da Agropecuária Tuiuti, conhecida como Shefa. Na decisão, de 12 de julho, o juiz Fernando Leonardo Campanella apontou “quebra de confiança”, ou seja, a comprovação de indícios de fraude no processo de recuperação judicial pedido pela empresa.
A sentença autoriza a continuidade da atividade da companhia até a sua liquidação, “tendo em vista, sobretudo, a manutenção dos empregos dos mais de 300 trabalhadores”. O magistrado nomeou um gestor judicial para tocar os negócios.
A Justiça também determinou o afastamento imediato do diretor-presidente da Shefa, Antônio Roberto Adabo.
“O funcionamento provisório, portanto, visará como resultado a minoração do passivo, ou, ao menos, evitar seu aumento exponencial; a maximização do ativo; e possibilitará atrair possíveis interessados na compra de toda a unidade produtiva durante esse tempo, solucionando grande parte de um processo falimentar de uma só vez, poupando-lhe preciosos anos de tramitação”, sustentou Campanella.
A sentença foi publicada quase seis anos depois de a marca, com fábrica em Amparo (SP), apresentar o pedido de recuperação, alegando um endividamento de 222,5 milhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz repreende PM que invadiu uma casa: ‘Se quer ser investigador, faça concurso para Polícia Civil’
Por CartaCapital
Os argumentos de Mauro Cid para tentar se livrar de ação por abuso do direito ao silêncio na CPMI
Por CartaCapital
Grupo Prerrogativas endossa declaração de Barroso: ‘Repulsa ao extremismo é uma obrigação’
Por CartaCapital
AGU pede que STF impeça contracheque de R$ 170 mil a magistrados de Goiás
Por CartaCapital
PF prende em SP brasileiro suspeito de matar a esposa e a filha no Japão
Por CartaCapital