CartaExpressa

Justiça de São Paulo decreta a falência da Shefa

Na decisão, o juiz Fernando Campanella aponta ‘quebra de confiança’, ou seja, a comprovação de indícios de fraude no processo de recuperação judicial

Justiça de São Paulo decreta a falência da Shefa
Justiça de São Paulo decreta a falência da Shefa
Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da Agropecuária Tuiuti, conhecida como Shefa. Na decisão, de 12 de julho, o juiz Fernando Leonardo Campanella apontou “quebra de confiança”, ou seja, a comprovação de indícios de fraude no processo de recuperação judicial pedido pela empresa.

A sentença autoriza a continuidade da atividade da companhia até a sua liquidação, “tendo em vista, sobretudo, a manutenção dos empregos dos mais de 300 trabalhadores”. O magistrado nomeou um gestor judicial para tocar os negócios.

A Justiça também determinou o afastamento imediato do diretor-presidente da Shefa, Antônio Roberto Adabo.

“O funcionamento provisório, portanto, visará como resultado a minoração do passivo, ou, ao menos, evitar seu aumento exponencial; a maximização do ativo; e possibilitará atrair possíveis interessados na compra de toda a unidade produtiva durante esse tempo, solucionando grande parte de um processo falimentar de uma só vez, poupando-lhe preciosos anos de tramitação”, sustentou Campanella.

A sentença foi publicada quase seis anos depois de a marca, com fábrica em Amparo (SP), apresentar o pedido de recuperação, alegando um endividamento de 222,5 milhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo